Fonte: Infomoney
Bolsas mundiais avançam em semana de altos e baixos para os mercados
Os índices futuros americanos e as bolsas avançam nesta quinta-feira (7) pela manhã. As bolsas asiáticas também fecharam em resultado positivo, em uma semana marcada por altos e baixos nos mercados mundiais. Na quarta, o Dow teve alta de 102,32 pontos, a 34.416,99; o S&P subiu 0,4%; e o Nasdaq avançou 0,5%.
EUA
No radar dos investidores estão a política fiscal e monetária dos Estados Unidos; gargalos em cadeias de suprimentos; e a variante Delta do Coronavírus –apesar de haver sinais de que os maiores impactos já foram sentidos. Esses fatores alimentam a expectativa de que outubro seja um mês volátil. Na semana que vem se iniciará a sessão de divulgação de resultados relativos ao terceiro trimestre.
Na quarta-feira, o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnel, ofereceu uma suspensão de curto prazo do teto da dívida nos Estados Unidos, buscando evitar um default do governo do país e uma crise econômica. Na terça, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, havia alertado que os Estados Unidos deveriam esperar por uma recessão, caso o teto não seja elevado. Na quarta, o sentimento negativo pesou sobre os mercados após uma alta acentuada do rendimento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, em meio a temores sobre inflação. Mas os rendimentos recuaram, contribuindo para impulsionar ações do setor de tecnologia.
Dados divulgados na quarta pela ADP indicaram que empresas privadas contrataram em ritmo mais intenso do que o esperado no mês passado, apesar de preocupações quanto à variante Delta do coronavírus. O número de empregos privados subiu 568 mil em setembro, acima da estimativa de economistas ouvidos pela Dow Jones, de 425 mil. Nesta quinta devem ser divulgados dados sobre novos pedidos de seguro-desemprego e crédito ao consumidor nos Estados Unidos.
Ásia
As bolsas asiáticas tiveram altas na quinta-feira, com destaque positivo para papéis listados em Hong Kong, onde o índice Hang Seng avançou 3,07%, impulsionado pelos papéis das gigantes de tecnologia Tencent, que avançou 5,6%; e da Alibaba, que avançou 7,28%. Além disso, os papéis da Chinese Estates, que já foi uma grande acionista da incorporadora em crise China Evergrande, avançaram 31,72%, após a empresa anunciar que recebeu uma oferta de fechamento de capital.
Na Coreia do Sul, o Kospi avançou 1,76%; no Japão, o Nikkei teve alta de 0,54%. Na China continental, as bolsas continuaram fechadas na quinta por conta de feriados.
Europa
As bolsas europeias voltam a avançar nesta quinta. O índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, sobe 0,8%, com destaque positivo do setor automobilístico e negativo dos setores de petróleo e gás, que foram os únicos a operarem no negativo.
Dados oficiais divulgados nesta quinta indicam que a produção industrial na Alemanha recuou mais do que o esperado em agosto, em meio a problemas nas cadeias de suprimento. A produção caiu mais de 4% na comparação mensal, após alta de 1,3% em julho, uma forte piora em relação à previsão de queda de 0,4% de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.