Créditos: WSJ, Infomoney, Terra Investimentos e Bloomberg | Este texto foi retirado das fontes citadas.
Com o futuro do pacote de infraestrutura em xeque, a Casa Branca procura consolidar apoio entre democratas por um segundo pacote com medidas sociais. No entanto, as demandas da ala mais à esquerda do partido, que hoje defende um pacote de USD 6 trilhões, e as dos moderados, que demandam responsabilidade fiscal e menores aumentos tributários, não serão fácil de conciliar (https://bloom.bg/3A6vFWK e https://bit.ly/3hnPMqO).
Em paralelo, Joe Biden estaria estudando uma ordem executiva que instrui agências do Estado a fiscalizar setores dominados por grandes empresas. A ordem pode gerar tensões com grupos de republicanos e pressão sob o governo por grandes empresas (https://on.wsj.com/2TcVTXd).
Na Alemanha, a candidata a chanceler Annalena Baerbock enfrenta acusações de plágio — ela já era criticada por não declarar pagamento de EUR 25 mil e por erros no currículo.
Os obstáculos complicam o panorama para os Verdes, que registram queda nas pesquisas após liderarem a disputa por um breve período. Hoje, eles estão na segunda colocação com 20%, atrás do CDU/CSU, partido de Angela Merkel, que registra 30% (https://bloom.bg/3Ag394Y).
O cenário esperado de melhoria continua da pandemia até a eleição em setembro pode favorecer ainda mais o CDU/CSU. No entanto, vale ressaltar que o apoio registrado pelo partido Verde ainda significa um crescimento relevante e mostra que será difícil formar uma coalizão parlamentar sem seu apoio — ou seja, o partido caminha para ter uma presença maior na política nacional alemã.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.