❶ – A Europa segue registrando recordes de novos casos diários de coronavirus, com os países da região em estado de alerta devido às consequências deste avanço. Num contraponto positivo, houve a divulgação no New England Journal of Medicine dos testes da vacina de dose única da Johnson & Johnson, que indicaram imunização em voluntários jovens e idosos.
❷ – A invasão ao capitólio segue tendo desdobramentos para a política norte americana. Acusando Donald Trump de incitar seus apoiadores, a Câmara aprovou por 232 votos contra 197 um segundo pedido de impeachment. No documento apresentado é citado que Trump colocou sobre ameaçou a integridade do sistema democrático, além de promover interferência no processo de transição de poder. O processo segue agora para votação pelo Senado.
❸ – Para os Democratas a permanência de Trump até o final do mandato coloca em risco a transição para a gestão de Joe Biden. No entanto, líder republicano no Senado, Mitch McConnel diz que mesmo que o processo seja iniciado nesta semana e avance rapidamente na próxima, dificilmente o pedido será apreciado antes da posse do novo governo. Nesta conjuntura, lideranças democratas mencionam a possibilidade de a votação ocorrer mesmo depois da posse, retirando de Trump os privilégios concedidos a ex – presidentes além da possibilidade de candidatar novamente. Em conjunto a este cenário político conturbado, os EUA seguem sendo o país mais atingido pelo coronavirus.
❹ – Ontem foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 101/20. Que tem como objetivo promover o equacionamento das dívidas entre a União e os entes federados, além de trazer aprimoramentos ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Com isso, desde que se comprometam com medidas de ajuste fiscal, as unidades da Federação com baixa capacidade de pagamento estarão aptas a contratar operações de créditos com garantia da União.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.