Fonte: Infomoney
Futuros americanos têm altas, e bolsas europeias têm resultados variados, com covid e política dos EUA no radar
Os índices futuros americanos têm altas nesta terça-feira (12), e as bolsas europeias têm resultados variados entre si. Investidores acompanham índices elevados de novas contaminações e mortes por covid nos dois lados do Atlântico, apesar do início das vacinações.
Também mantêm-se atentos para o noticiário político americano, com a abertura de um novo processo de impeachment contra o presidente republicano Donald Trump, e a promessa de um terceiro pacote de estímulos para lidar com os efeitos da pandemia.
Na segunda-feira (11), democratas apresentaram na Câmara, onde têm maioria, o artigo de impeachment contra Trump, por incitar na semana passada o violento ataque de uma multidão de apoiadores ao Capitólio, prédio que serve de sede ao Legislativo. Cinco pessoas morreram no evento.
A Casa pretende votar esse artigo ainda nesta semana. Depois disso, o pedido ainda precisaria ser apreciado no Senado, que tem maioria republicana. Para que o impeachment ocorra, é necessária uma maioria de dois terços dos representantes. Por isso, uma parcela dos republicanos precisaria votar pela retirada do representante de seu partido.
O índice S&P 500 Futuro sobe 0,13%; o Nasdaq Futuro sobe 0,28%; o Dow Jones Futuro sobe 0,10%. Os investidores também acompanham a perspectiva de aprovação de estímulos adicionais, após as vitórias de candidaturas democratas ao Senado pelo estado da Geórgia, que garantem ao partido maioria nas duas Casas do Congresso, além da Presidência.
Na sexta (8), o presidente eleito Joe Biden prometeu um pacote na casa dos “trilhões de dólares”. Ele deve apresentar mais detalhes em um anúncio formal na quinta (15). Na semana passada, dados oficiais indicaram o fechamento inesperado de 140 mil postos de trabalho nos Estados Unidos, o que vem sendo usado para justificar um novo pacote de estímulos, além dos US$ 900 bilhões já aprovados.
Biden e sua vice, Kamala Harris, devem assumir no dia 20, e os senadores eleitos pela Geórgia, Raphael Warnock e Jon Ossoff, devem assumir até dia 22 de janeiro. Depois disso, o partido democrata estará em posição de aprovar o pacote mais amplo, como foi defendido pelos seus representantes durante meses de negociações.
O avanço da pandemia de covid também é foco da atenção de investidores nesta terça. Nos Estados Unidos, o recorde de novos casos foi registrado na sexta, com 300.594 diagnósticos. No dia anterior fora registrado o recorde de mortes, 4.112. Na Europa, a alta de casos também continua a preocupar, apesar de notícias positivas, com o avanço da vacinação em massa no continente. Na sexta, o Reino Unido voltou a bater seu recorde de novos casos em um único dia, com 68.053 diagnósticos. Foram registradas 1.325 mortes, também um recorde.
Na quinta (7), a Alemanha registrou seu recorde de mortes em um dia, 1.152. O recorde de novos casos fora registrado em 30 de dezembro, 49.044. A rede on-line de farmácias suíça, Zur Rose Group, teve ganhos de mais de 6% neste início da semana, após anunciar uma colaboração com a rede Novo Nordisk. Ações dos setores de lazer e viagem são os que têm os maiores ganhos nas bolsas europeias, indicando certo otimismo quanto à perspectiva de normalização
O índice Eurostoxx sobe 0,2%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,18%; o FTSE 100, do Reino Unido, cai 0,1%; o CAC 40, da França, sobe 0,01%; o FTSE MIB, da Itália, recua 0,21%. A maior parte dos índices asiáticos tem altas nesta terça, que marca a reabertura das bolsas japonesas após um feriado, As ações de empresas da China continental lideram os ganhos. O índice Nikke, do Japão, fechou em alta de 0,09%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, subiu 1,32%; o Kospi, da Coreia do Sul, recuou 0,71%; e o Shanghai SE, da China, subiu 2,18%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.