Fonte: Infomoney
Apesar de invasão do Capitólio, bolsas mundiais têm altas após confirmação da vitória de Biden e vitória democrata para o Senado
Os índices futuros americanos sobem, e as bolsas europeias têm em sua maioria altas nesta quinta-feira (7), marcada pela confirmação formal pelo Congresso americano da eleição do democrata Joe Biden como presidente dos Estados Unidos. No dia anterior, manifestantes a favor do atual presidente Donald Trump entraram em confronto com a polícia e invadiram o Capitólio, prédio do Legislativo americano, fazendo com que o processo de confirmação fosse temporariamente interrompido. Quatro pessoas morreram.
Também na quarta, a imprensa confirmou a eleição de dois senadores democratas pelo estado da Geórgia, o que deve garantir ao partido de Biden o controle do Senado, em adição à Câmara. Não há um órgão eleitoral centralizado nos Estados Unidos, por isso o resultado das eleições é tradicionalmente anunciado pela imprensa com base na contagem de votos realizada pelos estados.
Redes de notícias anunciaram que o democrata Jon Ossoff venceu a disputa contra o republicano David Perdue, e o democrata Raphael Warnock venceu a disputa contra a democrata Kelly Loeffler. Com a vitória dos dois assentos referentes ao estado da Geórgia, democratas ficam com 50 vagas no Senado, e republicanos com outras 50. Nessa situação, caberá à vice-presidente eleita Kamala Harris o voto de minerva, que deve garantir aos democratas o controle sobre o Senado.
As projeções sobre a vitória democrata foram anunciadas no momento em que um grupo de centenas de apoiadores do atual presidente, Donald Trump, invadiu o Capitólio, prédio que serve como centro do poder Legislativo nos Estados Unidos. Em um comício mais cedo, Trump havia instado seus apoiadores a marcharem no Congresso. Por volta de 13h, manifestantes romperam barreiras levantadas ao redor do Capitólio e entraram em choque com policiais, que alguns chamavam de “traidores”. Em cerca de 90 minutos, foram capazes de chegar ao centro do Legislativo. No Capitólio, congressistas realizavam a contagem de colégios eleitorais, um passo formal para confirmar a vitória de Joe Biden e Kamala Harris, que devem assumir em 20 de janeiro. Os congressistas foram evacuados pela polícia, assim como o atual vice-presidente, Mike Pence.
Ao todo, quatro pessoas morreram em meio à invasão, dentre elas uma mulher que levou um tiro, cuja identidade ainda não foi revelada. As outras três pessoas morreram devido a emergências médicas, segundo a polícia. Ao menos um policial foi levado a um hospital. Pela noite, o prédio já havia sido evacuado, e o Congresso continuou o processo para confirmar a vitória de Joe Biden, finalizado pela manhã desta quinta-feira. Após a invasão, Facebook e Twitter suspenderam as contas de Donald Trump. Pela manhã desta quinta-feira, o assessor do presidente para redes sociais, Dan Scavino, tuitou uma declaração de Trump sobre a certificação eleitoral.
O presidente em exercício afirmou que, apesar de “discordar totalmente do resultado da eleição”, “haverá uma transição harmoniosa em 20 de janeiro”. “Apesar de isso representar o fim do maior primeiro turno da história presidencial, é apenas o início de nossa luta para Tornar a América Grande de Novo.” No mesmo dia em que o Capitólio era invadido, os Estados Unidos registraram o seu recorde de mortes pelo coronavírus, 3.963. O recorde de novos casos foi registrado no dia 2 de janeiro, 291.384. Apesar da instabilidade, os índices americanos mantiveram tendência de alta. Se, por um lado, o domínio democrata sobre o Congresso abre espaço para a criação de medidas regulatórias sobre os mercados, por outro deve garantir a aprovação de um novo pacote de estímulos à economia.
O índice S&P Futuro tem alta de 0,57%; o Nasdaq Futuro sobe 0,60%; e o Dow Futuro sobe 0,47%.Na Europa, a propagação do coronavírus continua a ser um tema central. Na quarta o Reino Unido registrou 62.322 casos confirmados de covid em um único dia, seu recorde. Foram registradas 1.041 mortes no país, o recorde para o atual período de ressurgência da doença. O índice Eurostoxx sobe 0,33%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,47%; o CAC, da França, sobe 0,44%; o FTSE, do Reino Unido, cai 0,13%; e o FTSE MIB, da Itália, mantém-se estável.
Na quarta, Tóquio registrou 2.447 novos casos de covid. Nesta quinta, o primeiro-ministro do Japão declarou estado de emergência na capital e em três áreas adjacentes. A medida valerá de sexta até 2 de fevereiro. A Bolsa de Nova York confirmou na quarta que deixará de listar três gigante de telecomunicações chinesas: China Telecom, China Mobile e China Unicom.
A medida atende a uma ordem-executiva assinada pelo presidente Trump, que afirma que busca impedir que empresas e cidadãos americanos invistam em companhias que seu governo afirma que prestam apoio aos militares chineses. Na segunda-feira, a Bolsa de Nova York havia afirmado que não pretendia deixar de listar as empresas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.