Fonte: Infomoney
As bolsas mundiais têm altas nesta quarta-feira (23). Mas temores quanto à perspectiva de aprovação de um acordo comercial pós-Brexit entre Reino Unido e União Europeia, além da propagação de uma nova variante do coronavírus no continente europeu limitam o movimento positivo.
Além disso, nos Estados Unidos o presidente Donald Trump pediu mudanças no projeto de lei para o pacote de estímulos no valor de US$ 900 bilhões.
Na terça (22), o negociador-chefe da União Europeia, Michel Barnier, que trabalha no acordo pós-Brexit, afirmou que o bloco realizava um “esforço final” para chegar a um resultado final. Mas continuam a existir discordâncias sobre o tema da pesca.
Atualmente, mais de 60% da pesca em águas britânicas é feita por navios estrangeiros, à medida que barcos da União Europeia têm acesso as águas dos países membros. Isso continua a valer para as águas britânicas ao menos até o final do ano, mas o Reino Unido deseja limitar esse acesso.
O índice Eurostoxx sobe 0,37%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,59%; o FTSE 100, do Reino Unido, cai 0,15%; o CAC 40, da França, sobe 0,6%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,58%.
Além disso, a França reabriu nesta quarta suas fronteiras para a Inglaterra, onde uma variante mais contagiosa do coronavírus tem impulsionado a pandemia, contribuindo para lockdowns em Inglaterra e em outras regiões do Sudeste da nação. Agora, para entrar na França ingleses precisam ter um teste negativo de covid.
O Reino Unido voltou a bater na terça seu recorde de novos casos de covid. Foram 36.803 diagnósticos, ainda mais do que os 35.928 registrados na quinta (20), que são o recorde anterior. A Alemanha também registrou seu recorde na terça, com 36.153 novos casos diagnosticados.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump sugeriu na terça que pode não assinar a lei que estabelece o pacote de estímulo econômico no valor de US$ 900 bilhões, aprovada nesta semana pelo Congresso. Ele classificou a medida como uma “desgraça” inadequada, e exortou os legisladores a fazerem mudanças, incluindo pagamentos mais generosos aos americanos. Apesar disso, os índices futuros têm altas nesta quarta.
O índice S&P 500 Futuro sobe 0,20%; o Nasdaq Futuro sobe 0,13%; o Dow Jones Futuro sobe 0,18%.
Mesmo não tendo afirmado que pretende vetar o projeto, Trump pediu que o Congresso envie “uma lei adequada, ou então a próxima administração precisará entregar um pacote de estímulos”.
As falas do presidente levantaram dúvidas sobre a viabilidade do pacote para 2020. Sem a assinatura do projeto, mais de 12 milhões de americanos perdem benefícios voltados a desempregados logo após o Natal.
Na Ásia, as ações têm altas, apesar da apreensão quanto ao pacote de estímulos nos Estados Unidos, e com o acordo comercial pós-Brexit e a propagação da nova variante do coronavírus na Europa.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,33%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, subiu 0,86%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,96%; o Shanghai SE, da China, subiu 0,76%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.