Fonte: Infomoney
As bolsas europeias abriram em leve baixa nesta sexta-feira (13), enquanto os mercados futuros americanos têm leves altas, ajustando o otimismo após um início de semana marcado por altas impulsionadas pela divulgação de testes das farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que indicam 90% de eficácia da vacina que desenvolvem conjuntamente.
Nos Estados Unidos, o número de novas contaminações diárias continua a bater recordes. Na quinta-feira, foram registrados 163.405 novos casos, segundo dados compilados pelo jornal americano The New York Times. Além disso, não há sinais de que republicanos e democratas estejam se aproximando de um acordo para um novo pacote de estímulos à economia antes do fim do ano.
O índice S&P 500 Futuro tem alta de 0,52%; o Nasdaq Futuro tem alta de 0,63%; o Dow Jones Futuro sobe 0,41%.
Na Europa, economias importantes como França, Reino Unido e Alemanha implementam novos lockdowns, com diferentes níveis de abrangência.
Nas bolsas europeias, ações de empresas de petróleo e gás, associadas à expectativa de “volta à normalidade” lideram as quedas pela manhã, com quedas de mais de 1,2%.
O índice Eurostoxx tem queda de 0,17%; o Dax, da Alemanha, cai 0,07%; o FTSE 100, do Reino Unido, cai 0,41%; o CAC 40, da França, sobe 0,21%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,31%.
A manhã também é marcada pela notícia de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, é considerado também vencedor no estado do Arizona, agora pelo jornal The New York Times e pela CNN. Dessa maneira, Biden acumula 290 colégios eleitorais, 20 a mais do que o necessário para garantir a eleição presidencial.
Não há um órgão centralizado responsável por declarar um vencedor no país, por isso os resultados são tradicionalmente declarados pela imprensa. Na madrugada, veículos importantes afirmaram que a contagem no Arizona indica vitória de Biden.
Com a vitória de Biden no Arizona, o atual presidente, o republicano Donald Trump, tem um argumento mais fraco para questionar o resultado da Eleição na Justiça. Até o momento, ele não reconheceu a vitória de seu opositor.
Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa em sua maioria, com os mercados receosos quanto ao impacto na economia de uma nova aceleração de contaminações por covid. No Japão, o número de novas contaminações diárias atingiu um recorde na quinta-feira, de 1.660 casos.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em queda de 0,53%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, teve queda de 0,05%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,74%; o índice Shanghai, da China, teve queda de 0,86%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.