❶ – As sinalizações de que o processo eleitoral nos EUA caminha para o seu desfecho final com a provável oficialização do democrata Joe Biden como presidente, apesar da recontagem de votos em alguns estados, repercutiu de forma positiva nos mercados globais. Os resultados do legislativo também foram bem recebidos com a Câmara mantendo sua maioria democrata e o Senado continuando com os republicanos. A leitura realizada na manutenção dos poderes nas respectivas casas, diz respeito a moderação que o Senado pode exercer caso Joe Biden adote mudanças abruptas. No contexto Internacional, no curto prazo é esperado que haja um arrefecimento nas tensões com a China e uma crescente preocupação com a aceleração da curva de infecções nos EUA e na Europa.
❷ – No Brasil, com a proximidade das eleições municipais do próximo domingo, as votações na Câmara dos Deputados estão temporariamente suspensas. No calendário está previsto que as sessões retornem na próxima semana (16/11) mas a disputa pela presidência da Casa pode alterar o cronograma.
❸ – No Relatório Focus divulgado hoje pela manhã, houve uma ligeira alteração na contração esperada para o PIB em 2020, passando de 4,81% da semana passada para 4,80%. Refletindo a disseminação da pressão sobre os preços (em especial sobre os itens da alimentação e dos bens industriais) o IPCA foi novamente revisado passando de 3,02% para 3,20%. Para o câmbio, a expectativa foi mantida em R$/US$ 5,45.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.