❶ – A semana começa num tom positivo com os mercados aguardando as divulgações sobre os balanços de grandes companhias do setor financeiro e os resultados do PIB chinês. De acordo com a agenda de indicadores ao longo desta semana vamos conhecer nos EUA: as vendas no varejo de junho, os indices de confiança do consumidor, a produção industrial e o Livro Bege do Fed (relatório com as visões dos diretores acerca da conjuntura econômica). Ainda teremos as divulgações sobre a política monetária pelos respectivos bancos centrais no Japão e na Europa. Após trazer temores iniciais uma segunda onda de contaminações por Covid-19 ainda está sendo considerada, mas começa a ser colocada em segundo em plano, com as atenções neste momento mais focadas nos resultados sobre a atividade econômica e nos avanços das pesquisas sobre a vacina.
❷ A carta de um grupo de investidores enviada para oito embaixadas brasileiras expressando um grau elevado de preocupação com o avanço do desmatamento no Brasil, gerou uma resposta do vice-presidente. Hamilton Mourão, reconheceu que o início do combate ao desmatamento começou tarde, mas ponderou que um conjunto de ações adotadas para impedir as queimadas deverão trazer resultados. Devemos monitorar estas iniciativas e os respectivos impactos na imagem do país.
❸ – Aqui no Brasil, a queda de braço no Congresso para derrubar o veto presidencial sobre a prorrogação de uma desoneração de tributos trabalhistas para 17 setores, será teste para a nova base congressual de Jair Bolsonaro.
❹ – E por fim, no calendário doméstico a semana trará poucos destaques. Teremos o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) referente ao mês de maio e a divulgação da segunda prévia do IGP-M de junho.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.