Coronavirus desacelera | Payrolls dos EUA | Menor IPCA para o mês de janeiro – por José Carmo
❶ – A desaceleração observada no crescimento de novos casos do coronavírus (2019-nCoV) está contribuindo pela manutenção do otimismo nos mercados globais. Outro fator relevante foi o comunicado divulgado pelo Banco Central Chinês hoje pela manhã, assegurando que com a passagem desta “turbulência temporária” a recuperação do PIB se dará de maneira satisfatória. Apesar do cenário otimista, ainda não podemos mensurar ou estimar os impactos da doença sobre a economia chinesa, sendo assim o momento ainda requer cautela.
❷ – Hoje é aguardado a divulgação do Payrolls (Relatório de Emprego dos Estados Unidos) , cujo os resultados apesar de ainda não refletirem os efeitos do coronavirus, servirão para analisar o comportamento da economia norte americana.
❸ – O otimismo com uma possível estabilização da economia européia no final de 2019, sofreu um revés ontem com a divulgação dos dados sobre a produção industrial de dezembro. O indicador trouxe uma queda de – 6,8% bem abaixo do que era esperado pelas projeções (-3,7%).
❹ – A cadeia produtiva brasileira começa a ser afetada pelos impactos do coronavirus, com o setor de eletrônicos sendo um dos primeiros a sentir os efeitos. Segundo relatório divulgado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) aproximadamente 52% dos associados já foram impactados com os atrasos.
❺ – O IPCA de janeiro subiu 0,21% , ficando bem abaixo das projeções do mercado e sendo o menor valor para o mês desde a implantação do plano real. Em dezembro o crescimento registrado foi de 1,15%. A queda foi puxada pelo setor de alimentação que com o fim da pressão sobre o preço das carnes registrou alta de 0,20% após ter avançado 1,01% em novembro e 4,69% em dezembro.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.