por
e –Este post foi publicado originalmente no WRI Insights.
As mudanças climáticas são uma ameaça real a produtores rurais no mundo todo. A agricultura é altamente dependente da meteorologia, incluindo temperaturas máximas e mínimas, quantidade de chuva, intensidade dos ventos e muitas outras variáveis. A mudança no padrão do clima pode ser destrutiva para a produção agropecuária. Estima-se que as mudanças climáticas podem reduzir a produtividade global da agricultura em 17%.
Em um país altamente dependente das exportações agrícolas como o Brasil, isso pode ser um problema. Por exemplo, pesquisas mostram que mudanças no padrão de chuva causadas pelas mudanças climáticas podem reduzir drasticamente a produção de soja, uma das principais commodities de exportação do país. Outro exemplo é o café, também importante para as exportações. Estudos mostram que um aumento na temperatura pode reduzir em 95% a área de produção de café em três estados brasileiros.
A boa notícia é que os agricultores podem se adaptar. Um novo working paper publicado por WRI Brasil, GIZ e Coalizão Brasil Clima, Agricultura e Florestas, com a contribuição de renomados cientistas, propõe soluções para reduzir o dano das mudanças climáticas nas lavouras. Essas soluções incluem modelos previstos em políticas já em vigor no Brasil, como o Plano ABC e o Planaveg, e podem ser replicadas não só no país como em várias partes do mundo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.