Fonte: Infomoney
Futuros americanos e bolsas europeias recuam após semana marcada por sinal de política mais dura pelo Fed
EUA
Os índices futuros americanos e as bolsas europeias recuam nesta segunda-feira (10), após uma semana marcada pela divulgação de minutas do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc na sigla em inglês) do Federal Reserve, em que o banco central americano indicou a intenção de reduzir sua carteira de ativos e o auxílio econômico mais rápido do que o esperado até então, além de elevar as taxas de juros. Os três principais índices americanos recuaram na primeira semana de 2022. Na sexta-feira, o S&P perdeu 0,4%; o Nasdaq recuou 0,9%; e o Dow recuou 4,81 pontos.
O rendimento dos títulos do Tesouro americano vem avançando e atingiu a marca de 1,8% na sexta-feiraO rendimento dos títulos do Tesouro americano vem avançando e atingiu a marca de 1,8% na sexta-feira. Dados do governo divulgados na última sessão mostraram que o mercado de trabalho dos EUA está em pleno emprego ou próximo dele, embora a geração líquida de vagas em dezembro tenha ficado bem abaixo do esperado, em meio à escassez de trabalhadores. O relatório de emprego não-agrícola relativo a dezembro marcou a criação de 199 mil vagas, ante expectativa de 422 mil vagas.
A alta do rendimento dos títulos afeta principalmente ações de empresas de rápido crescimento, já que reduz a atratividade relativa dos ganhos com o mercado acionário e tende a tornar mais cara a tomada de empréstimos. Nesta semana, investidores aguardam pela divulgação do índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos, prevista para a quarta-feira, e do índice de preços ao produtor, para a terça-feira. No mesmo dia, o presidente do Fed, Jerome Powell, deve prestar um testemunho em sua audiência de nomeação ante um painel do Senado americano.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira com resultados variados entre si, com destaque negativo para o Kospi, da Coreia do Sul, e positivo para as bolsas da China continental. Investidores se mantêm atentos ao noticiário sobre a pandemia de coronavírus e a perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos. Os papéis do Shimao Group listados em Hong Kong avançaram 19,15% após a publicação chinesa focada em negócios Caixin afirmar que a incorporadora endividada está vendendo todos os seus projetos imobiliários, tanto residenciais quanto comerciais.
Europa
As bolsas europeias recuam nesta segunda-feira. O índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, perde 0,3%, com destaque negativo para o setor industrial e positivo para o de viagem e lazer. Investidores continuam atentos para o avanço da variante Ômicron do coronavírus, que vem se mostrando especialmente contagiosa, contribuindo para recordes de novos casos nas últimas semanas em países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, apesar de haver sinais de que vem sendo menos agressiva.
Nesta segunda-feira, investidores se mantêm atentos a conversas entre diplomatas russos e americanos em Genebra, com o objetivo de reduzir as tensões em torno da Ucrânia. Mais de 100 mil soldados russos estão mobilizados próximos à fronteira com a Ucrânia, elevando o temor de uma invasão ao país.
Petróleo
Os preços do petróleo continuam a avançar em meio à preocupação com a oferta. No Cazaquistão, protestos populares interromperam linhas de trem e afetaram a produção no campo de Tengiz. E na Líbia, a manutenção de um duto reduziu a produção para 729 mil barris por dia, frente a uma média de 1,3 milhão no ano passado.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.