por José Carmo
Indicação recorrente em palestras e apresentações sobre gestão, o livro “A Estratégia do Oceano Azul” da escritora norte-americana Renée Mauborgne e do coreano W. Chan Kim, é essencial para aqueles profissionais que buscam se reinventar no mundo dos negócios. Os conceitos tratados ao longo da obra podem ser aplicados em qualquer segmento empresarial independente do ramo de atuação.
O livro ressalta a importância de se evitar uma competição direta, utilizando diversos cases de sucessos como, por exemplo, a revolução no conceito de voar gastando pouco criado pela Southwest Airlines, as decisões que levaram a marca Starbucks a se tornar bilionária e as ideias inovadoras da Tesla.
Com ensinamentos sobre como se estruturar de maneira organizada para utilizar a diferenciação e alavancar o crescimento da empresa, o livro atua como um guia para navegação em mares com maior lucratividade e baixa competição.
| Não nade com tubarões
Com o mar repleto de tubarões a recomendação principal diz respeito a não nadar com eles nos oceanos avermelhados pelo sangue dos embates intensos. Influenciadas por táticas militares, as estratégias tradicionais visam a aniquilação da concorrência. Neste modelo, conforme as empresas se enfrentam, perdem participação de mercado e consequentemente experimentam baixo crescimento e queda no lucro.
Os autores recomendam que devemos nos concentrar na busca de novos mercados, que eles classificam como “Oceano Azul”, local sem conflitos e com lucros altos. Também nos convidam a realizar projeções sobre quais mercados vão surgir nos próximos anos, com a velocidade da inovação cumprindo um papel fundamental.
Ao longo dos capítulos, experiências de grandes empresas são apresentadas. O livro dedica um espaço para se referir ao Cirque du Soleil retratando como ele transformou o modelo antigo de apresentações circenses que estava em decadência num espetáculo mundial de entretimento.
Explorando como ocorreu a redução nas estruturas de custos, a mudança de mercado, a interação com o novo público alvo e a criação deste novo produto.
|O Livro estabelece seis regras
– Expandir as fronteiras dos mercados existentes através da crianção de nichos de autuação. Observando seus competidores chaves e compreendendo os limites deles, na tentativa de encontrar alguma oportunidade atuação.
– Amplie sua análise além dos números, focando na conjuntura e avaliando tendências.
– Estabeleça um planejamento estratégico.
– Avance além da demanda existente.
– Lide com os incômodos gerados pela de decisão de navegar na direção do oceano azul.
– Tenha uma tripulação comprometida.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.