– Na Europa, Philip Lane economista chefe do BCE (Banco Central europeu) revelou que em junho as autoridades monetárias devem realizar uma reavaliação do PEPP (Pandemic emergency purchase programme). O programa será ampliado ou reduzido conforme a necessidade da região.
Recuperação na zona euro exige “esforço prolongado”, alerta Philip Lane
“Creio que estamos agora, em maio e junho, numa viragem conjuntural. A partir de agora a economia crescerá rapidamente, mas partindo de um patamar baixo. Isso significa que, mesmo com um crescimento dinâmico no resto do ano, a zona euro só vai chegar ao seu nível de PIB (Produto Interno Bruto) de 2019 na primavera do próximo ano”, considerou Lane.
– Ainda em solo europeu, Boris Johnson vai anunciar um processo de reabertura do Reino Unido com um relaxamento significativo das restrições.
– Com um ataque virtual paralisando o maior oleoduto dos EUA os contratos para o futuro do petróleo também operam em alta. O duto está instalado entre os estados do Texas e Nova York e distribui combustível para os estados situados na costa leste americana. Para conter um eventual desabastecimento navios já estão sendo deslocados para a criação de um estoque de emergência.
Brasil……
– Mantendo a trajetória de melhora nas projeções da atividade econômica para este ano, o Relatório Focus revisou novamente para cima as expectativas para o PIB que passou de 3,14% para 3,21%. A inflação segue pressionada com o IPCA passando de 5,06% ante 5,04% da leitura anterior. O câmbio foi revisado para baixo e agora é esperado que feche o ano em R$/US$ 5,35. Para a Selic a projeção de 5,50% a.a. foi mantida
Futuros…
– Para a entrega em setembro o contrato do minério de ferro na bolsa de Dalian localizada na China alcançou 10% de valorização acumulando 22% neste mês maio. O mercado futuro do cobre também está em alta operando acima dos 3% repercutindo a possibilidade do maior produtor o Chile adotar um novo imposto .
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.