Radar internacional
Fonte: Infomoney e XP Politica
Confira o clipping de hoje
⚠️ – Bolsas mundiais sobem com otimismo com retomada da economia, empresas de tecnologia e pausa nos temores sobre inflação
📊 – O destaque é a proximidade de um acordo do G-7 sobre a tributação de empresas multinacionais que poderia ser fechado já nesta sexta-feira. Se isso acontecer, ficaria aberto o caminho para um acordo global com regras para a taxação das maiores empresas do mundo, que poderia ser assinado ainda neste ano (https://on.ft.com/2SnYQmP).
🇺🇸 – No lado da política americana, as negociações entre democratas e republicanos pelo pacote de infraestrutura apresentado por Joe Biden enfrentam momento crítico. Republicanos deixaram claro que não iriam apoiar aumentos tributários e não são a favor de englobar gasto social com gasto de infraestrutura.
Após rejeitar a contraproposta da Casa Branca de USD 1,7 trilhão, o partido de oposição prepara um novo projeto, que deve ficar em torno de USD 1 trilhão em oito anos. O valor marca um aumento significativo da proposta anterior dos conservadores, de USD 500 bilhões, e, se chegar a se materializar, poderia ser interpretado como um passo positivo nas conversas entre os partidos (https://bloom.bg/3ul6WKn)
Nos EUA, os republicanos estudam fazer uma contraproposta ao plano de infraestrutura de Biden até o fim da semana. Segundo senador do partido por Mississippi, os gastos poderiam ser de até USD 1 trilhão (https://bloom.bg/3ul6WKn). Recapitulando: as últimas propostas na mesa eram de USD 1.7 tri do lado democrata e USD 500 bi do lado republicano.
📖 – Agenda: Na Alemanha o PIB final do 1Q caiu 1.8% q/q, pouco pior que na primeira divulgação (-1.7%). Na abertura, surpresa negativa no consumo das famílias -5.4% (vs. est. -3.5%) compensada em parte por investimento privado mais forte (+0.3% vs est. -1.1%). Ainda por lá, o IFO de maio ficou em 99.2 pontos (est 98). No Reino Unido, o resultado fiscal de abril ficou praticamente em linha com o esperado.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.