Fonte: Infomoney
Bolsas asiáticas têm fortes quedas e futuros americanos oscilam negativamente apesar de fala do presidente do Fed ao Senado
Os índices futuros americanos oscilam negativamente nesta quarta (24), enquanto os índices europeus têm resultados variados. As bolsas asiáticas registraram fortes quedas.
Na terça (23), os índices americanos iniciaram a atividade em queda, mas passaram a se recuperar após o presidente do Fed Jerome Powell realizar sua fala semianual ao Comitê Bancário do Senado americano sobre a política da instituição. Ele buscou reduzir preocupações, afirmando que a inflação está “macia”, e que a economia americana ainda está longe das metas do Fed para inflação e emprego.
Os índices Dow e S&P 500 tiveram altas, enquanto o Nasdaq fechou em leve queda, interrompendo a tendência mais clara de retração dos dias anteriores.
Os juros dos títulos do Tesouro americano com vencimento em dez e 30 anos têm subido, e parlamentares continuam a debater uma nova rodada de auxílio econômico, no valor de US$ 1,9 trilhão. O temor de investidores é de que esses fatores se correlacionem a uma alta da inflação que poderia levar o Fed a alterar sua política e elevar os juros de curto prazo, uma possibilidade que foi parcialmente afastada por Powell ao afirmar que a instituição ainda aguarda sinais mais claros de recuperação.
Na terça, ações dos setores de energia e finanças tiveram os melhores desempenhos nas bolsas americanas.
Apesar da fala tranquilizadora de Powell e da tendência aparentemente mais positiva dos mercados americanos na terça, as bolsas asiáticas tiveram fortes baixas na quarta, com os investidores ainda cautelosos. As bolsas japonesas recuaram na volta à atividade após um feriado no dia anterior.
O índice Nikkei, do Japão, caiu 1,61%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, recuou 2,99%; o Kospi, da Coreia do Sul, caiu 2,45%; e o índice de Shanghai, da China, caiu 1,99%.
Nesta quarta, o presidente do Fed deve falar ao Comitê de Serviços da Câmara, no que também pode gerar reações de investidores. As bolsas americanas têm leves quedas.
O índice europeu Stoxx 600, que reúne 600 papéis de empresas pequenas, médias e grandes de 17 países europeus, tem, por outro lado, uma leve alta. O índice britânico FTSE está em território negativo, prejudicado pelo fortalecimento da libra. Apesar da sinalização de Powell e dos sinais positivos das bolsas americanas na véspera, o desempenho negativo na Ásia contribui para manter os investidores cautelosos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.