Fonte: Infomoney
Bolsas mundiais têm quedas com temores sobre compra coordenada de ações usadas em ‘short selling’
As bolsas mundiais têm quedas generalizadas nesta sexta-feira (29). Elas continuam afetadas por temores sobre o movimento de investidores individuais que vem comprando deliberadamente ações usadas em operações de “short selling” -quando investidores alugam uma ação, vendem por um preço, esperam que seu valor caia, recompram a ação e a devolvem para os proprietários.
Nesse tipo de operação os investidores apostam, portanto, na queda do preço das ações, garantindo seus ganhos na venda antes da recompra.
O movimento se iniciou na comunidade “WallStreetBets”, do fórum on-line Reddit, com a compra em massa da varejista de jogos de videogame GameStop, cujas ações vinham em queda devido à concorrência de canais digitais de compras. Desde então, passaram por forte valorização.
Na quinta (28), corretoras americanas, como Robinhood e Interactive Brokers, usadas por investidores individuais, criaram restrições para a compra deliberada de ações que eram alvo de operações de “short selling”.
Com isso, na véspera, papéis como de GameStop e da AMC Entertainment tiveram forte queda, mas voltam a registrar fortes ganhos no pré-market desta sexta após a plataforma Robinhood anunciar que vai reduzir as restrições impostas para seus usuários.
Também na quinta, a farmacêutica Novavax afirmou que sua vacina contra Covid teve 89,3% de eficácia nos testes conduzidos no Reino Unido, e se mostrou quase igualmente eficaz no combate à nova cepa do coronavírus descoberta inicialmente no país.
Além disso, as tensões entre a farmacêutica AstraZeneca e a União Europeia continuaram na quinta. O bloco alertou farmacêuticas que usaria todo o poder legal possível para evitar exportações, a não ser que as empresas se comprometessem a fornecer as vacinas acordadas.
Na quinta, a fabricante de carros Daimler superou as expectativas para 2020, com lucro Ebitda em 6,6 bilhões de euros, frente a 5,25 bilhões previstos por analistas. A guidance (documento com previsões e projetos da empresa para o futuro) para 2021 da empresa também mantém um tom otimista.
Além disso, o CEO do Commerzbank, Manfred Knof, planeja cortar outros 10.000 empregos, e fechar centenas de filiais do banco alemão.
E a economia francesa teve uma contração abaixo do esperado no quarto trimestre de 2020, apesar dos efeitos do segundo lockdown do país como medida de combate ao coronavírus. Segundo estatísticas divulgadas na manhã desta sexta, o PIB do quarto trimestre foi de -1,4%, frente previsão média de -4% de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.
As bolsas asiáticas tiveram quedas na sexta, acompanhando o movimento da véspera dos índices futuros americanos e das bolsas europeias. O índice coreano Kospi foi aquele com as maiores perdas, da casa de 3%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.