Fonte: Infomoney
Bolsas mundiais têm altas com otimismo com a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos
As bolsas mundiais têm altas nesta quinta-feira (21), marcando otimismo com a posse do democrata Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos. Biden promete trabalhar pela conciliação nacional, por uma boa relação com outros países, dois amplos pacotes de estímulos à economia americana, e também desfazer medidas polêmicas adotadas pelo seu antecessor, o republicano Donald Trump. Na quarta, os índices futuros americanos tiveram altas recordes, acompanhando a posse de Biden e a divulgação de desempenho positivo por parte de empresas importantes.
Biden foi empossado como 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia no Capitólio, sede do poder Legislativo do país, que na semana anterior foi alvo de um violento ataque de apoiadores de Trump, que deixou cinco mortos. Em seu discurso de posse, Biden instou americanos a rejeitarem esforços para semear diferenças, e prometeu trabalhar inclusive para eleitores que não o apoiaram. “A democracia prevaleceu”, afirmou.
O índice S&P 500 Futuro sobe 0,19%; o Nasdaq Futuro sobe 0,48%; o Dow Jones Futuro sobe 0,06%.
O novo presidente deve começar a trabalhar imediatamente em sua proposta de pacote de auxílio de US$ 1,9 trilhão, que anunciou na semana passada. Biden também anunciou o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, pelo qual os participantes se comprometem limitar suas emissões de gases estufa como forma de reduzir a mudança climática. Prometeu também fazer com que o país se reintegre à Organização Mundial de Saúde.
O novo presidente americano também reverteu uma série de políticas que marcaram o mandato de Trump. Poucas horas após assumir a Presidência, Biden assinou 15 medidas executivas, determinando a paralisação da construção do muro na fronteira entre Estados Unidos e México, revertendo a proibição da entrada de pessoas vindas de determinados países de maioria muçulmana e revogando a aprovação do oleoduto Keystone XL.
Nesta quinta, investidores acompanham a divulgação de dados pelo Departamento de Emprego americano a respeito de desemprego, às 8h30. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperam que 925 mil americanos se registraram como desempregados na semana passada, frente a 965 mil na semana anterior.
Líderes e autoridades europeias comemoraram o início do mandato de Biden após quatro tumultuosos anos de relação com Trump. “Os Estados Unidos voltaram. E a Europa está preparada”, tuitou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou no parlamento que espera fortalecer a parceria entre ambos os países.
O índice Eurostoxx sobe 0,43%; o Dax da Alemanha, sobe 0,68%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 0,01%; o CAC 40, da França, sobe 0,03%; e o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,14%. Praticamente todas as bolsas europeias e setores econômicos entraram em território positivo. Os setores automotivo e bancário tiveram os maiores ganhos, de cerca de 1%. Nesta quinta, as bolsas europeias devem acompanhar a decisão mais recente do Banco Central Europeu sobre a política fiscal.
As bolsas asiáticas também fecharam em território positivo, seguindo o desempenho americano na véspera e a posse de Biden. Na quinta, o Banco do Japão manteve a política monetária estável. Em uma decisão amplamente antecipada, o banco central japonês manteve a taxa de juros em -0,1%, e os juros de títulos do governo com vencimento em 10 anos em 0%.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,82%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, teve queda de 0,12%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 1,49%; o Shanghai SE, da China, teve alta de 1,07%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.