Fonte: Infomoney
Bolsas mundiais têm altas, à medida que democratas asseguram controle sobre Congresso e Presidência nos Estados Unidos
As bolsas europeias e os índices futuros americanos têm altas nesta sexta-feira (7), à medida que o Partido Democrata assegura nos Estados Unidos controle sobre a Presidência, a Câmara e o Senado.
O índice Eurostoxx sobe 0,63%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,7%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 0,13%; o CAC 40, da França, sobe 0,26%; e o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,75%.
Com a eleição na quarta (6) dos candidatos Jon Ossoff e Raphael Warnock como senadores pelo estado da Geórgia, o Partido Democrata terá 50 assentos no Senado, enquanto o Partido Republicano terá outros 50.
Nesta situação, caberá à vice-presidente eleita, Kamala Harris, o voto de minerva, dando, na prática, controle dos democratas sobre o Senado, em adição à Câmara e à Presidência.
Esse cenário é visto como positivo por parte dos investidores. Democratas vêm defendendo pacotes de estímulos à economia mais amplos do que aqueles que foram aprovados.
Nos Estados Unidos, as bolsas tiveram altas recordes na quinta (7), marcada pela confirmação formal no Congresso da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais, um dia depois de apoiadores de Trump invadirem o Capitólio, sede do Legislativo.
O índice S&P 500 Futuro sobe 0,22%; o Nasdaq Futuro sobe 0,33%; o Dow Jones Futuro sobe 0,25%.
Trump admitiu pela primeira vez na quinta-feira (7) que a administração de Biden assumirá no dia 20 de janeiro, apesar de continuar afirmando “discordar totalmente do resultado da eleição”. O presidente vinha questionando o resultado das eleições desde o início de novembro.
Mesmo com o aceno favorável ao rito democrático, continua a haver pressão pelo impeachment de Trump pela invasão do Capitólio, já que o presidente vinha instando seus apoiadores a marcharem no Congresso. Quatro pessoas morreram durante a invasão do Capitólio.
Além disso, um novo estudo laboratorial indica que a vacina desenvolvida pela parceria entre as farmacêuticas Pfizer e BioNTech é eficaz também contra as novas mutações altamente transmissíveis do coronavírus detectadas no Reino Unido e na África do Sul. A notícia pode ser bem recebida pelos mercados nesta quinta.
As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em alta, mas ações da China continental tiveram tendência de queda, após a Bolsa de Nova York anunciar que vai deixar de listar ações das gigantes de telecomunicações China Telecom, China Mobile e China Unicom.
A Bolsa de Nova York obedece a uma ordem executiva do atual presidente americano Donald Trump, que diz buscar impedir que americanos invistam em empresas da China que supostamente prestam apoio a militares do país.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 2,36%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, subiu 1,2%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 3,97%; o Shanghai SE, da China, caiu 0,17%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.