❶ – As esperanças em torno da aprovação do pacote de estímulos nos EUA ainda em 2020 foram renovadas após ao o líder do Senado, o republicano Mitch McConnell emitir a declaração de que irá manter os parlamentares em Washington até que um acordo seja fechado. Este viés otimista dos mercados se soma as expectativas de que o FED inclua no seu Forward Guidance um detalhamento sobre o programa de compra de títulos na ata que será divulgada hoje ás 16h.
Hill leaders nearing long-sought stimulus deal | Link
❷ – Na Europa os indicadores de confiança sobre os setores de serviços e manufatura medidos pelos Índices de Gerentes de Compras (PMIs, na sigla em inglês) de dezembro, em sua leitura preliminar reportaram resultados acima das expectativas do mercado, sinalizando uma estabilização da região.
(Resultados acima de 50 indicam expansão da atividade, abaixo é considerado contração.)
❸ – No Brasil, para que não haja a extensão do auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a elevação do Bolsa Família, que deve ser mantido, pois, a criação do Renda Cidadã está descartada no momento. A diretora do FMI Fundo Monetário Internacional) Kristalina Georgieva, mencionou em entrevista que a retirada de forma precoce pode trazer prejuízos para a retomada da economia brasileira, contudo, é necessário conciliar este auxilio aos mais vulneráveis respeitando o teto de gastos. E o presidente do Bacen, Roberto Campos Neto diante dos riscos fiscais da manutenção, disse ser mais barato para o país investir nas vacinas e assim assegurar que trilhe os ajustes nas contas públicas. E sobre as vacinas de acordo com o planejamento do governo federal serão necessários 16 meses para imunizar a população
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.