Fonte: Infomoney
Bolsas europeias e índices futuros americanos sobem com otimismo sobre acordo comercial e pacote de estímulos
As bolsas europeias e os índices futuros americanos têm alta nesta quarta (16), impulsionados por declarações que levam a otimismo quanto à aprovação de um novo pacote comercial pós-Brexit na Europa, e um novo orçamento somado a um pacote de estímulos nos Estados Unidos.
Na terça (15), Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, órgão Executivo da União Europeia, afirmou que houve progresso nas negociações com o Reino Unido sobre o acordo comercial pós-Brexit, impulsionando o valor de ações.
Ela afirmou que os próximos dias devem ser “críticos”. O atual acordo comercial tem prazo para se encerrar em 31 de dezembro.
O índice Eurostoxx tem alta de 0,95%; o Dax, da Alemanha, sobe 1,47%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 1,28%; o CAC 40, da França, sobe 0,98%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 1%.
No continente europeu, os investidores também acompanham o fechamento de economias importantes como Alemanha, Holanda e Itália durante o período de Natal, com o intuito de impedir um forte aumento de casos de infecção por covid. Inicialmente, o plano desses países era relaxar as regras durante o período natalino.
Nesta quarta, a Alemanha inicia um lockdown de um mês. Escolas e negócios considerados não essenciais devem fechar.
O país voltou a registrar recorde de mortes por covid na quarta. Foram 910, muito acima do patamar de 206 registrado dois dias antes. No mesmo dia, a Alemanha também registrou seu recorde de novos casos, 33.825.
Após críticas, o Reino Unido também está reconsiderando seus planos de relaxar as restrições durante o Natal.
Nos Estados Unidos, as ações também tiveram altas na terça, acompanhando declarações que alimentaram a esperança de um novo pacote de estímulos para a economia americana, afetada pela pandemia de covid, e de um novo orçamento para o governo. O otimismo se mantém no caso dos índices futuros nesta quarta.
O prazo inicial para votar ambos os temas se encerrava na semana passada, mas congressistas o prorrogaram para a próxima sexta (18).
Na quarta, a presidente da Câmara dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, convidou líderes congressistas para discutir ambos os temas na quinta (17). Entre os convidados está o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnel, que afirmou a repórteres que “progresso significativo” vem sendo feito.
O índice S&P 500 Futuro sobe 0,27%; o Nasdaq Futuro sobe 0,37%; e o Dow Jones Futuro sobe 0,20%.
Sem um novo pacote de estímulos, milhões de americanos perderão acesso a benefícios voltados a desempregados, logo depois do Natal. Sem um novo orçamento, o governo americano entra em “shutdown”, e apenas serviços considerados essenciais continuam a funcionar.
Investidores também acompanham nesta quarta a divulgação dos comentários do Federal Reserve, o banco central americano, a respeito do futuro da economia americana. É esperado que a visão de longo termo do Fed melhore devido à vacinação, que se iniciou nesta semana nos Estados Unidos com o imunizante desenvolvido pela parceria entre Pfizer e BioNTech. É a mesma vacina que vem sendo utilizada desde a semana passada no Reino Unido.
As bolsas asiáticas fecharam em alta na quarta-feira, seguindo o movimento das bolsas americanas, impulsionadas pelo otimismo com a perspectiva de um novo pacote de estímulos.
No Japão, as exportações caíram 4,2% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Ministério das Finanças divulgados na quarta. O desempenho fica bem abaixo da expectativa de economistas ouvidos pela agência internacional Reuters, que previam crescimento de 0,5%.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,26%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, teve alta de 0,97%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,54%; e o Shanghai SE, da China, caiu 0,01%.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.