Fonte: Jornal de Boas notícias
A culinária tailandesa é rica em temperos e tem pratos com sabores únicos. Experimente e se apaixone! A culinária tailandesa tem ganhado cada vez mais fãs no Brasil. Muitos restaurantes já se especializaram no preparo de pratos típicos, ricos em temperos, peixes, legumes e verduras. Além de deliciosa, a gastronomia da Tailândia tende a ser […]
Guia da Cozinha – Conheça melhor a culinária tailandesa e aprenda receitas tradicionais
A culinária tailandesa é rica em temperos e tem pratos com sabores únicos. Experimente e se apaixone!
A culinária tailandesa tem ganhado cada vez mais fãs no Brasil. Muitos restaurantes já se especializaram no preparo de pratos típicos, ricos em temperos, peixes, legumes e verduras. Além de deliciosa, a gastronomia da tende a ser bem saudável. Que tal conhecer um pouco melhor sobre ela?
A chef de cozinha Milene Dellatore, do restaurante , explica que “o ingrediente básico da culinária thai é o arroz, que pode ser preparado frito, no vapor ou cozido. Os noodles, ou macarrões de arroz, são o fast-food tailandês, compondo sopas ou fritos, encontrados com facilidade em empórios de comida asiática. Os legumes mais usados são abóbora, berinjela, tomate cereja, pimentão, brócolis e vagem, que costumam ser salteados na wok, panela grande e larga, como uma frigideira, para ganhar textura crocante.”
Boa parte dos ingredientes tailandeses podem ser encontrados em feiras ou mercados das cidades brasileiras, garante Milene. E se você não gosta de comida apimentada, também existem opções. “Vários tipos de curry são usados e por isso a lenda de tudo ser apimentado na cozinha thai, mas há vários pratos sem nem um toque de pimenta. Mamão papaia, manga, tamarindo, banana, jaca e goiaba são as frutas típicas. Elas se misturam com sobremesas, como o arroz doce com purê de manga, ou são servidas em pedaços, bem geladinhas e refrescantes”, explica a chef.
Gourmetização da culinária tailandesa
Apesar de a comida tailandesa ter entrado para o cardápio brasileiro, ela ainda costuma ter preços elevados e ser encontrada em restaurantes mais refinados. “Hoje em dia muito se fala em ‘gourmetização da comida’, desde lanches, pratos rápidos ou os mais complexos. Tudo o que já conhecemos pode levar um nome chique e ficar mais caro. E aqui no Brasil, no caso da comida tailandesa, isso é ainda mais frequente. Mas ela na verdade pode ser feita em casa e de maneira simples”, comenta Dellatore.
Gostou? Então aprenda a fazer o Khao Op Saparod, tradicional na culinária tailandesa:
Ingredientes
180 gramas de arroz pronto 50 gramas de açúcar mascavo 100 ml de shoyu com pouco sódio (light) 20 g de curry amarelo sem canela 20 g de alho frito 4 tomatinhos cereja 30 g de amendoim 20 g de cebolinh 1/2 abacaxi aberto (casca) 50 g de abacaxi picado 50 g de cebola rox 1 ovo médio
Modo de preparo
Corte o abacaxi em seu comprimento e retire a polpa. Frite o ovo junto com o alho, estourando a gema e deixando na consistência de ovo mexido. Acrescente os outros ingredientes à panela e mexa por cerca de três minutos. Sirva na casca de abacaxi separada inicialmente.
Texto: Giovanna Castro Edição: Flávia Gonçalves
Consultoria: Milene Dellatore, chef de cozinha internacional e sócia-diretora do Khea Thai, rede de restaurantes de culinária tailandesa.
Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊
#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.