❶ – Temores com o avanço da pandemia em território europeu está impactando negativamente sobre os mercados internacionais nesta manhã. As preocupações se acentuaram após o Reino Unido decidir pelo retorno das medidas de distanciamento social. Conforme avançam os novos casos ao redor da Europa, é crescente o pessimismo sobre a possibilidade que outros países adotem a mesma estratégia inglesa.

❷ – Segundo a FGV, a confiança do comércio avançou 3,0 pontos em setembro, alcançando os 99,6 pontos. Além da reversão da queda apresentada em agosto (-1,2) este resultado alcançou os níveis pré – pandemia. Dentre os componentes que contribuíram com a retomada se destaca a alta de 4,6 pontos da situação atual, refletindo uma melhora na percepção sobre a retomada do volume de vendas. Contudo, a elevada taxa de desemprego em conjunto com a baixa confiança dos consumidores e o fim dos programas emergenciais sugerem cautela com os próximos meses.

❸ – Os resultados do IPCA 15 indicam que a alta dos preços dos alimentos exerceu pressão sobre a inflação em setembro com o índice subindo 0,45% ante 0,23% de agosto. Além do grupo alimentação e bebidas, os grupos transportes e artigos de residência contribuíram com a elevação.

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.