❶ – A divulgação da notícia do registro da primeira vacina contra o Covid-19 pela Rússia, elevou o otimismo dos mercados nesta manhã. Em conjunto, há as declarações de Donald Trump sobre a possibilidade de um acordo do Congresso em torno da aprovação da ampliação dos estímulos fiscais e da adoção de cortes de impostos sobre ganhos de capital. Em contraponto, as preocupações com o acirramento das tensões entre China e EUA, e o avanço da pandemia em alguns países seguem no radar.
❷ – A manutenção do teto de gastos está na pauta do Ministério da Economia, com o objetivo de limitar a expansão dos gastos públicos integrantes da equipe econômica estabelecem diálogos com parlamentares. O argumento utilizado diz respeito aos riscos e as sinalizações negativas que do aumento da relação dívida / PIB .
❸ – A Ata do Copom divulgada hoje pela manhã, indica a persistência de um elevado grau de incerteza para a para a atividade econômica brasileira. Contudo, deixou a aberta a possibilidade para um novo ajuste para baixo na Selic, limitado e não sequencial. O Bacen segue reforçando a importância da agenda de reformas e da estabilidade fiscal.
Alguns destaques do comunicado:
“Os setores mais diretamente afetados pelo distanciamento social permanecem deprimidos, apesar da recomposição da renda gerada pelos programas de governo.”
“No cenário externo, a pandemia da Covid-19 continua provocando a maior retração econômica global desde a Grande Depressão.”
“a pouca previsibilidade associada à evolução da pandemia e à necessária redução nos auxílios emergenciais a partir do final desse ano aumentam a incerteza sobre a velocidade de retomada da atividade econômica.”
Acesse a Ata completa:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.