❶ – A conjuntura econômica do pós-pandemia segue sendo reavaliada constantemente, se de um lado os primeiros resultados revelavam uma retomada rápida no curto prazo. Divulgações recentes sugerem cautela em torno da manutenção desta recuperação ao longo do tempo. Dentre as preocupações recorrentes estão; o fato da retomada do consumo das famílias levar mais tempo do que o previsto inicialmente. O prazo longo para que os níveis de desemprego comecem a apresentar reduções. E as recentes divulgações sobre o número de novos casos de Covid-19 nos EUA.
❷ – Contribuindo com este cenário de intensa volatilidade está a relação entre Estados Unidos e China, que ficaram mais tensas após Pequim aprovar leis para expandir o poder chinês em Hong Kong. No capítulo mais recente, foi revelado em veículos de imprensa internacional que os EUA têm o objetivo de agir para desestabilizar a relação entre sua moeda e o dólar de Hong Kong.
❸ – No Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, demonstrou ser favorável ao projeto que tramita no Senado com o objetivo de criar um teto de juros para o cheque especial e cartão de crédito, o projeto será votado em agosto. O tema está sendo muito discutido, pois em resposta a uma futura aprovação da nova legislação o setor bancário pode reduzir o crédito disponível.
❹ – Ainda sobre a Câmara, no dia hoje deve ir a plenário o relatório da Medida Provisória 975. Cujo objetivo é disponibilizar o acesso ao crédito durante a pandemia, através da criação de um programa emergencial de R$ 80 bilhões para micro, pequenas e médias empresas. Serão oferecidos empréstimos de até R$ 50 mil através de maquininhas de cartão, com a previsão de juros de 6% ao ano. A proposta inclui um prazo de 6 meses de carência e 36 meses para a quitação do financiamento.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.