❶ – Os sinais de retomada econômica foram ofuscados pela atualização do panorama global da Covid-19, que fortaleceu o sentimento de cautela entre os investidores. O principal temor é que a mais recente escalada de casos, não se transforme em novos surtos. O que obrigaria os países a adotarem novamente as medidas de distanciamento social, postergando a reativação da atividade econômica.
❷ – Nos EUA os temores com as projeções que indicavam a possibilidade de uma nova onda de contaminações estão se transformando em realidade. Os mais de 34 mil novos casos registrados por dois dias consecutivos, acenderam o sinal de alerta entre os analistas. Pois este número está muito próximo ao pico registrado em abril (36 mil). O sentimento de cautela se estende a Inglaterra e a Austrália que também estão registrando aumento de novos casos.
❸ – No tocante a indicadores serão divulgados nos EUA o PIB do 1T20, os novos pedidos de auxílio desemprego e o resultados da balança comercial. Teremos também, a divulgação do Monitor do Comércio Mundial pelo CPB, cujos resultados indicarão as variações no volume das exportações e importações da economia global.
❹ – No Brasil tivemos a aprovação do novo marco legal do saneamento básico. E agora a iniciativa privada poderá participar na expansão da cobertura do sistema de água potável e esgoto. A meta do projeto é que até 2034 a coleta de esgoto esteja disponível para 90% do país e que a oferta de agua potável alcance 99% da população. Segundo estimativas do governo federal, nos próximos cincos anos poderão ser injetados em investimentos algo entre R$ 500 bilhões a R$ 700 bilhões e criados aproximadamente 1 milhão de empregos.
❺ – O Ministério da Economia segue com as discussões acerca da ampliação do auxílio emergencial para os autônomos. A idéia inicial é expandir o Bolsa Família, transformando-o num programa de renda universal inicialmente chamado de Renda Brasil.
❻ – Cercado de polêmicas o projeto de combate a notícias falsas poderá ser votado hoje pelo Senado. A exigência da apresentação de documentos para a abertura de contas em redes sociais é um dos pontos mais debatidos. Apesar do pretexto de trazer segurança para os usuários, tal decisão não encontra paralelo em outras nações ao redor do mundo. E por conta disso, diversas organizações não-governamentais defendem o adiamento da votação e a ampliação do debate.
❼ – E por fim, sobre os indicadores nacional temos a divulgação do IPCA-15 e o Relatório trimestral da inflação.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.