❶ – As projeções da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), indicam que o PIB global em 2020 deve apresentar uma contração de 6,0%. Uma estimativa pior do que a projetada pelo Banco Mundial (-5,2%) no começo desta semana. A organização salientou ainda os riscos de uma segunda onda de infecções, cujos efeitos devem causar uma queda ainda maior (-7,6%). Mencionou também, a importância da adoção de medidas de auxílio para empresas e trabalhadores, que podem assegurar que ocorram o menor número possível de efeitos deletérios na economia.
❷ – Hoje nos EUA o FED divulgará a decisão de política monetária, cuja as expectativas do mercado indicam que as medidas agressivas de suporte econômico serão mantidas. E também vamos conhecer os estoques brutos de petróleo e o CPI (Índice de Preços ao Consumidor).
❸ – No Brasil, o mês de maio foi marcado pelo recorde de pedidos de seguro desemprego. Ao todo foram feitos 960.258 mil pedidos, o maior valor já registrado da série histórica que teve início em 2000. Estes dados demonstram os graves efeitos que a epidemia está causando na economia. No acumulado deste ano, já temos um aumento de 12,4% (3.297 milhões de pedidos) em comparação com o mesmo período de 2019.
❹ – Paulo Guedes, ministro da Economia confirmou a extensão do auxílio emergencial aos trabalhadores informais por mais dois meses. Entretanto, a manutenção do valor de R$ 600 do projeto original, ainda será discutida entre o Executivo e o Legislativo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.