Contração no 1T20 – PEC do Orçamento de Guerra – Aumento da inadimplência
por José Carmo
❶ – A leitura sobre os dados de atividade econômica indica uma forte contração das principais economias mundiais no 1T20, refletindo as medidas de combate à pandemia do novo coronavirus. A zona do euro apresentou uma queda histórica de 3,8% e este resultado sugere que mais estímulos monetários deverão ser adotados.
❷ – Apesar deste cenário o Banco central Europeu decidiu na manhã de hoje pela manutenção da taxa básica de juros. E reforçou o comunicado que está pronto para efetuar compras maciças de dividas. Flexibilizando as operações de financiamento com condições favoráveis.
❸ – No Brasil foi adiada para a próxima segunda a votação da PEC do Orçamento de Guerra. Cujo objetivo é autorizar o governo a realizar gastos para enfrentar a pandemia sem precisar atender a regra de ouro (que proíbe endividamento para pagar despesas correntes). A contrapartida para a aprovação deste auxilio emergencial para estados e municípios é o congelamento em todas as esferas, pelo período de 18 meses dos salários dos servidores públicos.
❹ – De acordo com projeções Boa Vista SPC é esperado um aumento dos níveis de inadimplência a partir do mês de junho com aproximadamente 56% dos consumidores apresentando dificuldades para honrar as dívidas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.