Sinais de estagnação na Zona do Euro | Setor de serviços interrompe sequência de 4 anos sem crescimento | IBC-Br e o câmbio – por José Carmo
❶ – Os resultados econômicos recentes não estão indicando um bom quadro para o crescimento da economia global. A divulgação que o PIB 4T19 da Alemanha manteve-se estagnado em (0,0% t/t), frustrou as expectativas dos analistas que projetavam uma alta de 0,1% t/t. Este resultado em conjunto com outros indicadores corroboram com a percepção de que a economia européia começou o ano de 2020 fraca.
❷ – A revisão da metodologia sobre os infectados pelo coronavirus segue no radar dos investidores e está gerando desconfiança com as autoridades chinesas. Ainda sobre a China, os resultados dos indicadores antecedentes da indústria divulgados ontem, indicam sinais de uma forte deterioração na atividade econômica.
❸ Sobre a agenda de indicadores internacionais devemos destacar a divulgação do PIB da zona do Euro. E nos EUA os números da produção industrial, os estoques das empresas e as vendas no varejo.
❹ – No Brasil segundo o IBGE o volume do setor de serviços variou -0,4% no mês de dezembro, entretanto, fechou o ano de 2019 com um crescimento de 1% sendo a primeira alta registrada nos últimos 5 anos: 2015 (-3,6%), 2016 (-5,0%), 2017 (-2,8%) e 2018 (0,0%).
❺ – Hoje o Bacen irá divulgar IBC-Br do mês de dezembro, este indicador é utilizado como uma proxy da atividade econômica e caso apresente um resultado abaixo das expectativas haverá um cenário adicional para pressionar o câmbio. O Banco Central anunciou uma nova operação de swap de US$ 1 bilhão (20 mil contratos) vencendo 3/1/20 e 1/12/20 com o objetivo de atender a demanda por proteção contra a moeda americana.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.