China reduz tarifas | Resultado do impeachment nos EUA | Selic em 4,25%
– por José Carmo
❶ – As bolsas internacionais começam o dia com tendência de alta repercutindo a decisão da China de reduzir pela metade as tarifas adicionais aplicadas em 1.717 produtos norte-americanos no ano passado. Um indicativo que o governo chinês está buscando ampliar a confiança enquanto enfrenta o surto de coronavirus.
❷ – O Senado americano inocentou ontem o presidente Donald Trump do processo de impeachment que o acusava de obstrução do Congresso e abuso de poder. Ainda nos EUA hoje serão publicados os pedidos de seguro desemprego, a produtividade de produtos não agrícolas e os custos da mão de obra. Ainda não há definição sobre os resultados das primárias do partido democrata. Bernie Sanders e Pete Buttigieg seguem virtualmente empatados.
❸ – Para esta quinta-feira é esperada a repercussão no mercado doméstico da redução da Selic para 4,25% e o fim do ciclo de cortes. Conforme mencionou o comunicado do Bacen: “O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”. O texto também trouxe referências a importância da manutenção das reformas estruturais para que os juros sejam mantidos em níveis baixos por um longo período.
❹ – No Brasil em entrevista ao jornal o Estado de São Paulo o presidente Jair Bolsonaro disse que pretende aprovar ainda neste primeiro semestre a reforma tributária. Este mais um capitulo na disputa entre o presidente e os governadores, que são contrários a aprovação do projeto de lei para que o ICMS seja recolhido por valor fixo por litro de gasolina. Atualmente o imposto estadual é proporcional ao preço final do combustível.
❺ – A Anfavea divulgará a produção total de veículos do mês de janeiro e os resultados devem trazer sinalizações sobre o comportamento do setor.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.