Após um dia de quedas nos principais índices mundiais, hoje eles sinalizam um movimento de recuperação. A preocupação com o rápido avanço do vírus 2019-nCoV continua no radar, mas o mercado tende a se acomodar após as divulgações de que a China está concentrando esforços para evitar uma disseminação da doença.
Nos EUA o senado americano definiu as regras para o pedido de impeachment do presidente Donald Trump. Diferente do processo brasileiro, lá o mandatário presidencial pode permanecer no cargo até o final do processo. Na economia é esperada a divulgação do índice de atividade nacional do Fed de Chicago e das vendas de moradias usadas de dezembro, estes indicadores servem de termômetro para a economia americana.
Ontem a participação de Paulo Guedes ministro da Economia em Davos, não trouxe novidades de impacto. Foi realizada uma apresentação sobre a situação fiscal brasileira, onde foram demonstrados os esforços e ações do governo. Ele citou novamente a metáfora da baleia ferida por arpões proferida na sua visita à Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados no mês de junho do ano passado. Para ele a baleia representa o Brasil e os ferimentos foram causados pelos governos passados, os esforços do seu ministério concentram em retirar os arpões para que baleia volte a nadar.
Hoje o ministro participará do “Diálogo de Estratégia sobre o Brasil” onde estarão presentes executivos de fundos de investimentos e investidores internacionais. Em outro painel há expectativa pela participação de Steven Mnuchin (Secretário do Tesouro americano) que desempenhou um papel importante nas negociações comerciais entre EUA x China.
Aqui no Brasil o BNDES deve confirmar a venda de suas ações ON da Petrobras e dado o cenário de acomodação é esperado que o mercado reverta as quedas registradas no dia de ontem.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.