Todo campo social possui características específicas sendo assim um espaço de relações sociais. – Clóvis de Barros
Conheça o site oficial do Professor Clóvis de Barros – Espaço Ética
A obra sociofilosófica de Pierre Bourdieu pode ser entendida como uma teoria das estruturas sociais a partir de conceitos-chave. Nas suas investigações, Bourdieu erige uma variante modificada do estruturalismo. Ele se esforça para encontrar tramas lógicas ou problemáticas que evidenciem a presença de uma estrutura subjacente ao social. Segue a tradição de Saussure e de Lévi-Strauss, ao aceitar a existência de estruturas objetivas, independentes da consciência e da vontade dos agentes. Mas deles difere ao sustentar que tais estruturas são produto de uma gênese social dos esquemas de percepção, de pensamento e de ação. Que as estruturas, as representações e as práticas constituem e são constituídas continuamente (Bourdieu, 1987:147).
No vídeo, o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, desenvolve o conceito de campo de Bourdieu, analisando alguns campos sociais como exemplos práticos.
“Numa linguagem chula. podemos dizer que em todo campo social há o chamado grupo que representa a ‘panelinha’.” (Rogério Fonteles Castro).
Pierre Bourdieu: a teoria na prática – pdf
Campo Social: Bourdieu contra o subjetivismo – Link
A teoria de Pierre Bourdieu: Habitus, campo social e capital cultural – Link
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.